Caverna do Paraíso: Maior caverna de exploração paraense

Caverna do Paraíso: Maior caverna de exploração paraense

por Suporte

14/07/2016



Em Itaituba, Oeste Paraense, o turista poderá encontrar a maior caverna da Amazônia.

Para quem encarna o verdadeiro espírito do turismo aventura, pode desfrutar das belezas naturais das cavernas espalhadas em todo o Oeste do Pará que somam mais de 100.

O Pará tem a maior concentração de cavernas de arenito do Brasil. A Caverna do Paraíso está localizada distante 87 km de Itaituba na Rodovia Transamazônica (BR - 230), entre Itaituba e Rurópolis, na Vicinal Transforlândia (município de Aveiro)

A região é banhada pelos igarapés Baixa fria e Jibóia. As trilhas são úmidas e parcialmente alagadas. A caverna é constituída toda de calcário, apresentando mais de 300 metros quadrados de salões e galerias com diversos espeleotemas, tais como: estalactites, estalagmites, cortinas. Rios subterrâneos, formações típicas de cavernas em rochas calcárias, com água límpida e gelada completam o cenário.

Esta é considerada oficialmente como a primeira caverna em calcário catalogada na Amazônia. E foi à única visitada por uma expedição patrocinada pela National Geográfic Society. Na ocasião foi realizado um mapeamento técnico com a descoberta de novas galerias.

De acordo com a expedição a caverna é toda em calcário. E se estende por cerca de 2 km, o que a classifica como maior caverna catalogada da Amazônia.

Como Chegar lá: O transporte é feito através de veículos particulares por estradas. Na cidade há guias especializados em exploração de cavernas que costumam realizar passeios no local.

Restaurantes


Hotéis & Pousadas


Passios & Excursões