Canal do Jari: Reduto natural no Rio Amazonas

Canal do Jari: Reduto natural no Rio Amazonas

por Suporte

14/07/2016



A viagem de barco a motor pelo Rio Amazonas, na região noroeste da cidade de Santarém, mas do que nostálgica revela lugares peculiares como o Canal do Jari, distante 2 horas do centro do município.

Paraíso ecológico das águas barrentas o ambiente une num mesmo cenário a beleza singular das vitórias-régias e suas folhas circulares e flores de odor adocicado com a leveza das garças, reunidas em enormes bandos na margem.

Com uma vasta biodiversidade aquática o Canal do Jari desponta como um ótimo lugar para pescar atraindo adeptos da pesca artesanal com linha e anzol e pescadores profissionais. A fartura na água também leva ao local centena de aves, entre elas jaçanãs e socós. Alguns destes pássaros aproveitam a vegetação ciliar composta por árvores frondosas, troncos caídos e capim para montar seus ninhos.

Na margem o modo de vida é simples e caboclo. Os moradores destas localidades possuem forte expressão cultural e religiosa. Valorizam as datas religiosas, os dias santos e as comemorações como os festivais que evidenciam a produção agrícola familiar. Dentre as festas destaque para o Festival da Laranja, de Carariacá.

Como Chegar no Canal do Jari

Acesso somente por via fluvial , Rio Amazonas. Embarque no Terminal Fluvial Turístico, Avenida Tapajós, s/nº, Centro próximo a Praça do Pescador.

Restaurantes


Hotéis & Pousadas


Passios & Excursões