Tel.: (93) 3522-4847 / 3523-1836 - Fax: (93) 3522-3141 br

 

Cultura

04/04/2011 00:00:00

Cuias de Santarém

A arte que se bebe nas cuias


Cuias artesanais

Cuias artesanais

Uma das características da Amazônia, a grande área verde do planeta, são os terrenos de várzea, que são inundados periodicamente pelas águas dos rios e afluentes da maior bacia hidrográfica do mundo, e que garantem o sustento de inúmeras famílias das localidades da região.

Assim Ocorre em Aritapera, Carapanatuba, Cabeça d’Onça e Surubim - Açu, localidades próximas da sede de Santarém, município Paraense da Região do Tapajós. Entretanto, os moradores, em particular as mulheres, desses lugarejos, também se valem do artesanato como forma de obter renda para a sobrevivência em pleno cenário natural.

Dessa forma, as cuias artesanais retratando o cotidiano dessas comunidades, formado pela flora e fauna da região, exprimem muito da cultura e da particularidade do imaginário amazônico, em particular, do Pará.

Na confecção das cuias, mulheres de pescadores e agricultores em geral apanham a fruta da cuieira para se partir, em seguida. Após ter sido limpa, ferve-se a cuia, acerta-se o formato valendo-se de escama de pirarucu e, depois, tinge-se a cuia com o cumatê (tinta vermelho-escuro, tirada da casca do axuazeiro).

Logo após, a cuia vai para a “cama”, onde é feita a fixação da tinta na peça, ou melhor, nas peças, porque são feitas várias de uma vez só.Nessa altura do processo, as cuias são colocadas em cima de um local com urina de mulher e cinzas, são cobertas com palha e após isso estão prontas para receber os desenhos feitos pelas artesãs.

Fonte: Secretaria de Turismo de Santarém.
 

  • Imprimir
  • Fale Conosco
  • Comentário
  • Link
  • Twitter
  • Facebook

Fale Conosco

x





Escreva seu Comentário

x


 

 

 

Notícias & Eventos

Solicite sua passagem com rapidez e segurança.

Viagem


Passageiros



Dados Pessoais

Vídeos


Conheça os encantos da Pérola do Tapajós

Santarém - Pará, um dos pólos mais importantes do turismo nacional. Terra de gente mansa, e  tranquila. Berço de Alter do chão, encontro das águas e do Sairé.

Mais Videos
orkut Facebook Twitter

© Copyright 2014 - Santarém Tur Empreendimentos Turísticos de Santarém Ltda. Todos os direitos reservados.