Tel.: (93) 3522-4847 / 3523-1836 - Fax: (93) 3522-3141 br

 

Santarém

27/02/2012 00:00:00

Conheça os Museus de Santarém


Museu João Fona

Museu João Fona

Centro Cultural João Fona

Localiza-se na Praça Barão de Santarém, no centro da cidade. A construção deste prédio seguiu as plantas arquitetônicas do Major Engº Pereira Sales. Teve seu início em 1853, sendo concluído em 1867 e inaugurado em 1868.

No prédio funcionou o Fórum de Justiça de Santarém, Presídio, Intendência Municipal, Prefeitura Municipal e,atualmente, funciona o Centro Cultural João Fona, conhecido também como Museu de Santarém.

O estilo da casa é colonial brasileiro, embora tenha sofrido pequenas alterações em 1926 com o intendente Coronel Joaquim Braga.
Seu acervo dispõe de cerâmicas arqueológicas denominadas tapajônicas ou de Santarém, legado das populações indígenas que povoaram primitivamente a região. Há ainda objetos históricos como atas e móveis da Câmara de Santarém do século passado e galeria de prefeitos.

Museu de Arte Sacra

Localiza-se no centro da cidade na Trav. Siqueira Campos, nº 439, anexo a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Inaugurado em 22 de Junho de 2003 tem como objetivo primordial expor todo o acervo referente à arte religiosa católica existente em Santarém.
Com local climatizado e música ambiente o Museu dispõe de um acervo composto por 330 peças aproximadamente, entre imagens, indumentárias e quadros.

Horário de Funcionamento: Terça a Sábado e 8h às 11h30.

Museu Dica Frazão

Localiza-se no centro da cidade, à Rua Floriano Peixoto, nº 281. O Museu foi inaugurado em 22 de junho de 1999, com o objetivo de expor as mais famosas peças artesanais confeccionadas pela artesã Dica Frazão.

Considerada a pioneira na utilização da raiz do patchuli no artesanato, Dica Frazão introduziu outros materiais da região, como palhas de tucum, de buriti e do açaizeiro, além da malva, juta, bambu, casca do taperebazeiro, cipó escada de jabuti, entrecascas de madeiras e sementes de melancia, melão, jerimum e pepino.

O acervo do Museu dispõe de mais de 150 peças do artesanato santareno, entre as quais, réplicas de trabalhos que hoje pertencem a rainha da Bélgica e ao Papa João Paulo II, além de outras peças que ganharam destaques nacionais.

Fonte: Secretária de Turismo de Santarém

  • Imprimir
  • Fale Conosco
  • Comentário
  • Link
  • Twitter
  • Facebook

Fale Conosco

x





Escreva seu Comentário

x


 

 

 

Notícias & Eventos

Solicite sua passagem com rapidez e segurança.

Viagem


Passageiros



Dados Pessoais

Vídeos


Jornal Hoje apresenta a paradisíaca praia de Alter do Chão

Um das mais belas praias de água doce do planeta - é assim que é descrita a praia de Alter do chão em um noticiário nacional. No quadro 'Tô de folga', apresentado pelo Jornal Hoje, a vila balneária f...

Mais Videos
orkut Facebook Twitter

© Copyright 2014 - Santarém Tur Empreendimentos Turísticos de Santarém Ltda. Todos os direitos reservados.