Tel.: (93) 3522-4847 / 3523-1836 - Fax: (93) 3522-3141 br

 

Turismo

04/12/2010 00:00:00

Alter do Chão: Da praia ao lago


Areias brancas, águas de um azul intenso e transparente, vegetação que lembra uma mistura de Amazônia e Cerrado, assim é a Vila Balneária de Alter do Chão localizada na margem direita do Rio Tapajós a 35 km de Santarém. O distrito conhecido como “Caribe Amazônico” é um dos destinos mais conhecidos no interior do Pará e atraí pela sua diversidade de cenários naturais: praias, ilha, serra e lago. Na localidade é possível fazer programas variados: trilha ecológica, passeio fluvial, apreciação dos botos, visitação a lojas de artesanatos, banho de sol, degustação da culinária local.

Em Alter do Chão a praia fica a menos de dez minutos de caminhada do centro. A do Cajueiro é cercada de árvores, um ótimo lugar para levar a família e descansar. O ambiente possui bares e restaurantes, comodidade para quem não quer se preocupar com nada. Logo à frente, do outro lado do rio está a Ilha do Amor, uma extensa faixa de terra banhada pelo Tapajós. O acesso é feito por meio de catraias, pequenas embarcações de madeira conduzidas a remo pelos atravessadores.

Para quem gosta de aventura, a trilha até o cume da Serra Piroca (ou morro de Alter do Chão) é um bom teste de resistência. A caminhada até o pico leva menos de uma hora e a recompensa pelo esforço é a visão privilegiada do paraíso natural.

Outra paisagem encantadora fica a pouco mais de duas horas de barco. O Lago Verde (ou dos Muiraquitãs) é um daqueles cenários cheios de mistérios e peculiaridades. Em formato de “V” o Lago é cercado por belas praias de fina areia branca. Na estiagem (outubro e dezembro) com a descida das águas do Rio Tapajós uma barra fluvial com quase 1 Km de extensão aparece isolando o local que fica ainda mais encantador.Ainda no limite de Alter do Chão está a Ponta do A floresta encantada vista principalmente na enchenteCururu. Situada a margem direita do Tapajós o cabo possui um cenário ermo, ideal para quem procura tranquilidade.

Durante a enchente amazônica (janeiro a junho) despontam duas opções de roteiros ecológicos na área: o passeio fluvial a Floresta Encantada e o Igapó dos Macacos. Os ambientes possuem uma rica fauna de peixes, pássaros, primatas e iguanas. Apesar de o terreno ser cercado por grandes árvores, as águas claras permitem avistar o fundo do rio revelando variadas espécies de plantas aquáticas.

Além de seus atrativos ecológicos, Alter do Chão também atraí com suas festas, a primeira delas é o Carnalter, ou Carnaval dos Sujos realizado durante a segunda quinzena de fevereiro. A folia alternativa leva centenas de brincantes às pequenas ruas da vila. Munidos de trigo e maisena os foliões seguem atrás dos trios elétricos de blocos com nomes irreverentes. A festa dura 5 dias.

Religioso e profano, assim é o Sairé no mês de setembro. A programação inicia com o levantamento dos mastros enfeitados com frutas, por moradores da vila, turistas e convidados e prossegue com procissões, ladainhas, manifestações folclóricas, almoço e festa dançante realizadas no decorrer de uma semana. O auge do Sairé é a disputa dos Botos Tucuxi e Cor-de-Rosa no Sairódromo (arena das apresentações). O espetáculo encanta pela criatividade, sincronia e beleza dos grupos de dança e das enormes alegorias com personagens e ambientes da região. Completam a programação diversos shows musicais de artistas locais e de renome nacional.

A última festa do ano é o Reveillon na vila. Em parceria, moradores, donos de pousadas e hotéis e o poder público promovem diversas apresentações culturais e queima de fogos. É uma boa alternativa para quem quer receber o novo ano em contato com a natureza.

A vila de Alter do Chão possui infra-estrutura turística e de apoio: bares, hotéis, pousadas, restaurantes, postos telefônicos e de saúde, além de casas de veraneio.

 

 


Dannie Oliveira

  • Imprimir
  • Fale Conosco
  • Comentário
  • Link
  • Twitter
  • Facebook

Fale Conosco

x





Escreva seu Comentário

x


 

 

 

Notícias & Eventos

Solicite sua passagem com rapidez e segurança.

Viagem


Passageiros



Dados Pessoais

Vídeos


Conheça os encantos da Pérola do Tapajós

Santarém - Pará, um dos pólos mais importantes do turismo nacional. Terra de gente mansa, e  tranquila. Berço de Alter do chão, encontro das águas e do Sairé.

Mais Videos
orkut Facebook Twitter

© Copyright 2014 - Santarém Tur Empreendimentos Turísticos de Santarém Ltda. Todos os direitos reservados.