Tel.: (93) 3522-4847 / 3523-1836 - Fax: (93) 3522-3141 br

 

Amazônia

30/06/2010 00:00:00

Arapiuns - encontro entre rio, floresta e praias

Conhecido por sua beleza e riqueza o rio Arapiuns abriga várias comunidades que aprenderam a conviver harmonicamente com os mistérios da floresta.


Canoa - o principal meio de transporte dos ribeirinhos.

Canoa - o principal meio de transporte dos ribeirinhos.

 

O rio Arapiuns é formado por várias comunidades que tem a economia baseada no artesanato e na pesca. As praias da região são belíssimas e muito procuradas por turistas.
São Pedro é uma dessas comunidades, distante cerca de oito horas de Santarém, só é possível chegar ao local através de embarcação.
Até junho a cheia do rio esconde as praias, mas mesmo sem a brancura da areia à mostra, o lugar não perde o encanto. O gigante de águas límpidas parece ainda maior e os moradores do lugar aprendem cedo a navegar por ele.
Na época da cheia o rio se torna a avenida dos moradores. Os ribeiros abandonam suas casas em busca de locais secos, em geral cada família tem um segunda casa, visto que o rio toma conta das comunidades que muitas vezes ficam submersas. Algumas vezes apenas o telhado das casas fica de fora. Os moradores precisam buscar em outros locais alimentação para os animais que são abrigados em girais flutuantes improvisados. 
A canoa é o principal meio de transporte - cada família tem a sua, e os pequenos desde cedo aprendem a manusear o remo. É como andar de bicicleta. 
Muitos moradores são agricultores e tem suas lavouras do outro lado do rio. Famílias inteiras atravessam de canoa para chegar até as plantações. E a maior distância não está entre uma margem e outra. O problema é vencer quase 15 km por dentro da floresta. O trajeto é feito a pé, de bicicleta ou de cavalo. São quase 3 horas de caminhada vencida diariamente por estes agricultores.
No caminho é possível contemplar a euforia dos macacos que parecem anunciar que estranhos estão entrando na floresta. As espécies vegetais também são um espetáculo: castanheiras, piquiás, ervas e muitas orquídeas que buscam o alto das árvores para se proteger dos predadores.
Borboletas coloridas e assanhadas formam nuvens azuis e amarelas. Bandos de periquitos fazem algazarra nos galhos.
A mata tem segredos que aos poucos são desvendados pelos que caminham no clima úmido da floresta coberta de folhas.
Além de observar fauna e flora, o turista pode obter conhecimentos da população nativa, e descobrir segredos de quem mora e convive com a floresta.
  • Imprimir
  • Fale Conosco
  • Comentário
  • Link
  • Twitter
  • Facebook

Fale Conosco

x





Escreva seu Comentário

x


 

 

 

Conheça a Amazônia

Solicite sua passagem com rapidez e segurança.

Viagem


Passageiros



Dados Pessoais

Vídeos


Conheça os encantos da Pérola do Tapajós

Santarém - Pará, um dos pólos mais importantes do turismo nacional. Terra de gente mansa, e  tranquila. Berço de Alter do chão, encontro das águas e do Sairé.

Mais Videos
orkut Facebook Twitter

© Copyright 2014 - Santarém Tur Empreendimentos Turísticos de Santarém Ltda. Todos os direitos reservados.